Entrar

GASTOS EM ELETRICIDADE SOBEM ENTRE DEZEMBRO DE 2023 E MAIO DE 2024

by Payper 24.05.2024

Consumidores podem poupar até 25% com mudança de tarifário

O mercado de eletricidade em Portugal foi este ano marcado por dois eventos que contribuíram para alterações significativas na composição dos preços praticados pelos comercializadores.

No início do ano, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) reviu em alta as tarifas de acesso às redes cobradas aos consumidores, que desta forma aumentaram acentuadamente face às tarifas praticadas em 2023.

Posteriormente, em abril de 2024, verificou-se um reforço da produção de energia de fonte renovável em Portugal, o qual contribuiu para uma redução substancial do preço grossista de eletricidade no mercado ibérico.

Estes dois fatores têm efeitos opostos sobre os gastos dos consumidores em eletricidade. A subida das tarifas de acesso às redes tende a aumentar a despesa dos consumidores em eletricidade, ao passo que a descida do preço grossista no mercado ibérico tende a aliviar essa despesa. 

Para aferir o impacto efetivo do aumento das tarifas de acesso às redes e da descida do preço grossista do mercado ibérico no gasto dos consumidores em eletricidade, a equipa do Payper procedeu à análise de tarifários de oito comercializadores em maio de 2024 face a dezembro de 2023.

 

Comercializador

Tarifário

Serviço Universal

Condições de preço regulado

EDP Comercial

Eletricidade

Endesa

Tarifa Simples

Eniplenitude

Tarifa Fácil

Galp

Galp & Continente Eletricidade Verde

Goldenergy

Digital Monoelétrico com DD+FE

Iberdrola

Mais Casa (FE e DDC)

Luzigás

Energy 8.8

 

De modo a permitir a comparação entre os diversos tarifários, considerámos os gastos mensais no consumo de energia e na potência contratada de um consumidor-tipo de eletricidade, assumindo um consumo mensal médio de 250 kWh/mês e uma potência contratada de 6,9 kVA.

A figura abaixo mostra a variação no gasto mensal estimado de um consumidor em potência contratada e energia consumida, tendo em consideração os preços dos tarifários analisados em dezembro de 2023 e maio de 2024.

 

O tarifário da EDP Comercial destaca-se como o mais dispendioso independentemente do período considerado. Por outro lado, o tarifário da Eniplenitude era o mais acessível em dezembro de 2023, mas cedeu a sua posição para o tarifário da Luzigás em maio de 2024.

 

A maioria dos tarifários analisados aumentaram de preço entre dezembro de 2023 e maio de 2024, com a exceção dos tarifários da Galp e da Luzigás que permitiram poupanças médias estimadas em 14,69% e 3,46%, respetivamente. 

Ou seja, os consumidores que mantiveram os tarifários analisados da maioria dos comercializadores considerados neste estudo acabaram por ver o seu gasto mensal médio em eletricidade aumentar entre dezembro de 2023 e maio de 2024.

Por outro lado, os consumidores que tenham efetuado mudanças dentro do universo de tarifários considerados neste estudo podem ter beneficiado de poupanças significativas nos seus gastos mensais médios em eletricidade.

A título de exemplo, um consumidor com o tarifário da EDP Comercial tinha um gasto mensal médio de 56,57 €/mês em dezembro de 2023. Uma mudança para o tarifário da Luzigás em maio de 2024 teria permitido a esse consumidor poupar 25,65% no seu gasto mensal médio, passando a pagar 42,06 €/mês.   

A comparação apresentada neste estudo é limitada a oito tarifários de eletricidade, que constituem apenas uma pequena amostra da oferta disponível no mercado durante o período analisado.

No entanto, esta análise sugere que a maioria dos consumidores que não mudaram de tarifário de eletricidade viram os seus gastos mensais médios aumentar entre dezembro de 2023 e maio de 2024, e que a mudança de tarifário pode conduzir a poupanças substanciais nos gastos em eletricidade.

Assim, é aconselhável que os consumidores estejam atentos à evolução do mercado de eletricidade, de modo a poderem comparar os seus tarifários de eletricidade com as restantes ofertas no mercado, e mudar para tarifários mais económicos no momento mais oportuno. 

Neste sentido, o Payper é uma ferramenta útil que processa automaticamente faturas eletrónicas de eletricidade, permitindo aos utilizadores saber facilmente quanto poupariam na mudança dos seus tarifários atuais para outros tarifários disponíveis no mercado, bem como proceder à mudança de tarifário se assim o pretenderem.