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Mudar de tarifário de luz/gás pode representar poupança de €821M/ano

by Payper 11.10.2023

A simples mudança de tarifário de cada lar ou empresa pode ajudar os consumidores a reduzir em €821M o consumo anual de luz e gás em Portugal, revela um estudo do Payper, aplicação independente especializada na comparação de tarifários.

Numa análise feita a 663 mil faturas percebeu-se que aproximadamente 10% das famílias portuguesas não mudou de tarifário de eletricidade no último ano, e continua a pagar um valor muito superior à atual oferta.

O Payper justifica as contas com base na poupança anual acumulada já gerada para os seus utilizadores, onde, em 4 anos, já ascendeu a €2,5M, o que representa uma média de cerca de €158/ano por utilizador.

“Se existem atualmente, segundo a DGEG, cerca de 5,7 milhões de clientes residenciais domésticos em Portugal e se considerarmos que cerca de 90% destes utilizadores não mudaram de comercializador no último ano, e considerando uma poupança média de €158 anuais por utilizador, atualmente as famílias portugueses podem poupar cerca de 821 milhões de euros todos os anos, se optarem por mudar para um comercializador de eletricidade ou gás, com melhores condições para o seu tipo de consumo”, explica Nuno Costa, Data Analyst do Payper.

O estudo alerta ainda que, segundo os dados mais atuais da ERSE, existem atualmente 38 diferentes comercializadores de eletricidade e de gás em Portugal Continental, totalizando 527 tarifários. “Infelizmente, nas ilhas da Madeira e dos Açores, o mercado de energia ainda não está liberalizado”, sublinha a mesma fonte.

A aplicação Payper, disponível em https://app.payper.pt, permite aos utilizadores submeterem a sua fatura de eletricidade ou gás e, baseando-se na lista completa e oficial de todos os tarifários disponíveis no momento, publicada semanalmente pela entidade reguladora do mercado, a ERSE, analisa qual o melhor tarifário, tendo em conta os consumos exatos do local, nos diferentes períodos horários, e calcula a poupança efetiva com a mudança para um novo tarifário. A aplicação disponibiliza adicionalmente outras funcionalidades para gerir todos os seus gastos com os serviços de eletricidade, gás, água e telecomunicações da sua casa ou empresa.

 

Notas úteis sobre mudança de comercializador

  • A mudança de comercializador é gratuita para o consumidor;
  • A mudança de comercializador não implica qualquer alteração da instalação consumidora (o contador, por exemplo), a não ser que o cliente a solicite;
  • Não existe um número máximo de mudanças de comercializador que cada consumidor pode efetuar;
  • O prazo máximo para a mudança é de três semanas.