Um estudo do Eurostat recentemente divulgado pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) revela que, entre o final de 2009 e outubro de 2020, os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 6,5%, enquanto que na União Europeia (UE) diminuíram 11%. A diferença estreitou-se com a entrada em vigor no dia 15 de maio de 2019 das novas regras europeias que regulam os preços das comunicações dentro da UE.
As diferenças entre a evolução de preços das telecomunicações em Portugal e na UE devem-se sobretudo aos “ajustamentos de preços” que os prestadores implementaram durante vários anos, normalmente nos primeiros meses de cada ano.
Portugal continua a registar preços de retalho das ofertas de serviços de comunicações eletrónicas elevados por comparação com os de outros países da UE:
Apesar de os preços dos serviços de telecomunicações serem em média relativamente elevados em Portugal, estes preços tendem a variar consoante o operador. O Payper oferece suporte para telecomunicações, através do qual poderá comparar os seus gastos com outras ofertas disponíveis no mercado. Esta funcionalidade permite ajustar a sua pesquisa por serviços de telecomunicações, de acordo com diversas características dos serviços.
Com o Payper poderá, por exemplo, definir os tipos de serviço a incluir nos pacotes pretendidos: televisão, internet fixa, telefone fixo, telefone móvel e internet móvel. Adicionalmente, poderá ajustar cada tipo de serviço às suas necessidades (e.g., número de canais de televisão, largura de banda da internet fixa, tráfegos no telefone móvel).
Caso encontre uma oferta de telecomunicações adequada às suas preferências, poderá facilmente proceder à adesão através do Payper, que acompanha todo o processo de adesão.